segunda-feira, 29 de setembro de 2008

CUPUAÇÚ

Nativo da região Amazônica o cupuaçú (Theobroma grandiflorum), fruto proveniente da árvore chamada de cupuzeiro, esta árvore com características próprias pode atingir até 15 metros de altura tem folhas grandes. Esta planta é da mesma família do cacau (Theobroma cacau). Sua fruta apresenta característica esférica ou pouco comprida arredondada, tem casca dura e sua semente é coberta com uma polpa branca de cheiro forte, seu gosto é azedo. Quando está maduro apresenta um cheiro aromático doce se solta do caule e cai.

O cupuaçú sempre foi um alimento peculiar dos povos indígenas da região amazônica, há mais ou menos três décadas vem sendo feitas várias pesquisas relacionadas a seu cultivo e expansão dos seus derivados. Teve seu nome patenteado por uma empresa japonesa no ano 2000.

Cupuaçú agora é uma fruta legitimamente brasileira. Isto está previsto na Lei n.º 11.675, de 20 de Maio de 2008 sancionadas pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e publicada no Diário Oficial da União.

2 comentários:

Unknown disse...

concerteza! e uma paisagem maravilhosa e que o resto do brasil ainda nao conhece,eu que morei em bae sei o quanto e lindo os rios nas cheias,e no verao tambem,parabens por nos dar essa alegria de podermos matar a saudade e lembrar dos momentos que passamos nos rios de bae......

rayden disse...

Nossa Barreirinha,uma terra abençoada,rica em belezas naturais...Com praias e paisagens exuberantes.Vivemos em um Paraíso,Parabens a todos os Barreirinhenses,que fazem deste lugar sua morada...um grande abraço a todos...