sábado, 6 de setembro de 2008

"Santa Cruz dos Andirazes".

1 - Pe. Betendorf, após sua viagem de 1669, , em sua Crônica, aponta na área da Prelazia as Aldeias de São Miguel dos Tupinambaranas, Andirazes, Curiatós e Maguases. Tudo indica que são "Miguel dos Tupinambaranas" corresponde a Parintins, "Curiatós" a Tauaquera do Uaicurapá e Maguases" a Maués.
E "Andirazes"?

Na lista dos Jesuítas de 1678 encontramos o nome completo: "Santa Cruz dos Andirazes".
Em nossa opinião corresponde a Freguesia do Andirá.
"Andirá" é o nome tupi do morcego, de que havia grande número na região.
"Santa Cruz" lembra o costume dos Jesuítas de levantar um Cruzeiro no lugares de Missão e dedicar até capelas à do Senhor. Assim daquela época, além de S. Cruz dos Andirazes, são lembradas S. Cruz dos Aruaques, S. Cruz dos Tupinambás em Boim, e S. Cruz do Mariacoã, da qual o tuxaua Itelvino de S.Luis do Alto Andirá de criança ouvio tanto os velhos falarem.


É um fato que após 1669, à causa dos mosquitos, os missionários transferiram sua residencia habitual " uma jornada pouco mais pela terra dentro, sobre um belo lago ou rio, vindo partes dos Andirazes, parte do Amazonas, e vai dar pelos Curiatós".


São todos elementos que sufragam a suposição de Freguesia, situada no largão do Andirá, " belo lago ou rio", "que vem parte do Andirá, parte do Amazonas," e que " vai dar pelos Curiatós", moradores do Uiacurapá, por água e até por breve caminho terrestre da cabeceira do Andirá Mirim ao Marajó.

Do Livro Clarões de Fé no Médio Amazonas. Autor:Dom Arcângelo Cerqua.

2 comentários:

Unknown disse...

o bogger esta muito bom cara, so assim podemos ter noticia de nossa cidade,qando stivermos longe,parabens pelo trabalho maravilhoso qe esta realisando...

Unknown disse...

Parabéns pelas infromações da Princesinha do Ramos: Historia,cultura e Arte do povo Ariramba............

Anielli Trindade