quarta-feira, 6 de maio de 2009

Cuidados Básicos sobre doenças que podem surgir por causa da grande cheia.

O Estado do Amazonas vive umas das maiores cheias desde quando se começou a medir o nível de subida e descida dos rios em 1902. Várias cidades encontram-se em estado crítico, inclusive algumas em estado de evacuação. Muitas sedes das cidades estão tendo quase 100% da superfície invadida pelas águas dos rios, porém muitos moradores aonde a água não chegaram teimam em ficar nessas áreas de riscos.
Publicaremos algumas dicas e prevenções que esses moradores devem tomar para evitar doenças e acidente.


O ideal seria que esses moradores deixassem o local, mas como eles insistem em fica, eles devem ser conscientizados dos riscos das possíveis doenças e incidente e acidentes que estão expostos.

PREVENÇÃO

Após a subida das águas deve-se evitar contato com ela, nunca andar em ruas submersas, afastar-se dos postes de eletricidade que estão em ruas alagadas, se for necessário, para se locomover use bota de borracha evite que a água entre adentro dela, não permitir que as crianças brinquem em áreas alagadas. Seja muito cauteloso ao caminhar por lugares perigosos (margens de rios, lugares onde possam ter buracos, vidros, latas lixo etc.). Se sua casa estiver em terra firme, mas ao redor foi alagado, cuidado com animais peçonhentos. Evite sair de casa, previnam-se contra mosquitos, ratos, baratas, barbeiros etc.

CUIDADOS COM OS ALIMENTOS E ÁGUA PARA O CONSUMO

Não consumir alimentos que possam ter tido contato com as águas da enchente dentro da cidade, jogue-os fora. Tenha certeza da origem do alimento, não consumir alimentos de sua origem duvidosa. Se possível beba água mineral, se não for possível ferva bem a água mesmo que seja da torneira e use cloro.

SAÚDE E HIGIENE

É muito importante lembrar as regras básicas de higiene durante o período de emergência. Sempre lave as mãos com sabão, a água deve se fervida ou clorada:
• Antes de preparar ou comer alimentos.
• Depois de usar o sanitário.
• Depois de tocar artigos contaminados com as águas da enchente ou águas de esgoto.

É possível que as águas da enchente contenham fezes dos sistemas de esgoto transbordados, bem como subprodutos agrícolas e industriais.
As doenças mais comuns que ocorrem após enchentes são:
• Leptospirose (transmissão pelo contato direto ou indireto com urina de animais infectados).
• Dengue (transmissão através da picada de mosquito Aedes aegpty).
• Hepatite A e E (transmissão fecal /oral – direta ou indireta).
• Gastroenterite aguda (pela ingestão de alimentos e/ou água contaminados).

Obs: Este texto não incentiva a permanência de moradores nas cidades alagadas, deixamos claro que nosso objetivo é a prevenção contra doenças e acidentes.

Referência de Pesquisa :
www.cbmerj.rj.gov.br

Nenhum comentário: