quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Crochê arte antiga que nunca saiu de moda.


O termo crochê tem origem na palavra francesa croc, mas os estudiosos afirmam que não há evidência concreta sobre o quão antiga é a arte do crochê. No entanto, pesquisas arqueológicas comprovam que o crochê teve origem na China, como uma forma de costura. Posteriormente, a técnica, conhecida como tambouring (palavra do idioma inglês, que significa tambor) ultrapassou fronteiras alcançando a Turquia, Índia, Pérsia, norte da África chegando finalmente ao continente europeu por volta de 1.700.

No final do século 18 a técnica evoluiu para o que os franceses chamam de “crochê no ar”, em que o tecido de fundo e o bastidor foram abolidos e a agulha passou a ser trabalhada diretamente com a linha. Espalhando-se pela Europa, o crochê ganhou fama na Inglaterra na era Vitoriana, quando esse tipo de artesanato era o passatempo preferido das senhoras da nobreza.No início do século 19, fios como a seda eram largamente usados para imitar bordados e laços importados, marcando o princípio do crochê filé.

Referência das mulheres do Baixo Amazonas o crochê é uma arte obrigatória para as pessoas mais conservadoras que guardam a tradicionalidade que passou de uma geração a outra. A arte foi introduzida na região pelos imigrantes europeus principalmente na época do ciclo da borracha nas grandes fazendas que se formaram na época, sendo praticadas pelas senhoras e sinhazinhas, repassadas e aprendidas por filhas de camponeses e escravos da região naquele tempo.

Na revolução sexual década de 60 para as jovens que começaram a aderir ao movimento sexo, "drogas e rock and roll", teve participação fudamental tornando-se umas das modas símbolo da liberdade naquela época.

Nos dias atuais o crochê é fonte de renda alternativa para milhares de mulheres donas de casas e trabalhadoras que fazem desta arte meio viável de produção e comércio popular, é muito apreciada na região norte pelo fato do clima seco e úmido e visual colorido e ecológico.

Nenhum comentário: