quarta-feira, 20 de maio de 2009

Comunidade de Terra Preta festeja sua padroeira

A tradicional festa do Distrito de Terra Preta do Limão foi realizada no ultimo de final de semana, centenas de fieis compareceram a comunidade para homenagear Nossa Senhora de Lourdes.
Uma equipe de moradores preparam as iguarias para serem apregoados no leilão durante o arraial, os moradores capricharam no preparo de frangos, polpas de carne como a comunitária Maria Odilene Pereira Vieira ela diz que "é gratificante cansativo mas a gente se reúne e consegue fazer a nossa festa é nossa homenagem pra Nossa Senhora de Lourdes disse.
A comunitária Socorro Baraúna afirma que é para "mostrar que a gente tem união é união que faz a força", afirmou
A professora Vânia de Paula diz que sua filha foi curada pela santa e preparou a passarela onde as atrações da noite se apresentaram.
"Minha filha recebeu uma graça sua filha estava com problemas de dores, na cabeça, no coração, no tórax e hoje com a graça de Deus passou, fomos daqui pra Barreirinha, Parintins e depois pra Manaus e depois da gente pedir a Nossa Senhora de Lourdes e ai as dores desapareceram",contou.
A procissão em homenagem a padroeira da comunidade reúne todos os anos centenas de romeiros da cidade de Barreirinha, dos municípios vizinhos e até da capital do estado.
Em procissão pelas ruas da comunidade os moradores e fieis levaram a imagem da santa com cantos e muita oração.

A moradora Odeia de Souza disse que é muito importante homenagear "pra mim ela é muito valiosa pra mim e pra comunidade, já recebi uma graça vale a pena homenagear ela sim", afirmou.
Padre Orivaldo da Costa que foi o celebrante da ultima noite de arraial explicou da importância de homenagear a santa "a importância de ser a Mãe do filho de Deus por isso o salvador veio ao mundo, então povo que festeja Nossa Senhora de Lourdes encontra nela a Mãe que acolhe todos os filhos é a Mãe da igreja a Mãe de cada cristão", explicou
O encerramento dos festejos em honra Nossa Senhora de Lourdes, teve a participação de artistas da comunidade, e uma surpresa levou emoção aos fieis que foi a procissão das velas coloridas soltas nas águas do Paraná do Ramos e ainda a coroação de Nossa Senhora em frente a igreja em um altar montado especialmente para as homenagens.

3 comentários:

Unknown disse...

Saudações!
Amigo Akio Filho,
O trabalho que você está fazendo é de grande relevância para toda uma região e especialmente para o seu município. Considerando que muitos administradores da região não elaboram se quer um projeto que vise resgatar, registrar a memória de um povo...Conta-se nos dedos, os municípios que investem em museus históricos, ou que disponham se quer de um arquivo municipal ou banco de dados para atender a geração presente e futuras, o que é lamentável e triste. Assim, continuar a publicar seus textos neste valoroso espaço é estar contribuindo de forma inequícova para a cultura de seu povo e toda a região do médio-Amazonas.
Parabéns pelo texto!
Abraços,
LISON.

leneydevieira@hotmail.com disse...

Parabéns! Terra Preta do Limão. Agora em maio,estive em minha Terra Natal para acompanhar a Procissão de N. Sra. de Lourdes por uma Graça alcançada. Foi maravilhosa a sensação que senti ao participar dessa grande festa em homenagem a Mãe de Jesus que creio ter sido intercessora junto ao filho pela minha cura e de minha sobrinha Gabrielly. Tanto a procissão Terrestre quanto a Fluvial foram lindas e emocionantes. Foi tudo muito lindo desde a nossa chagada, na nossa estada e nosso retorno à Manaus.Lembrei-me de meus pais que foram filhos da terra, Raimundo tavares vieira (Mundico) e Francisca Dabella Viera (Dudu) assim como de todos que construiram a história do lugar e fizeram a sua história. Observei que Terra Preta do Limão, cresceu em população,mas precisa de urbanização,de um trato melhor como terra fertil, porém, Para o desenvolvimento de um lugar populoso é preciso melhorar a qualidade de vida de seus moradores apartir da sua urbanização e de um projeto de desenvolvimento sustentável para se viver em comunidade. Barreirinha, desenvolve e resgata a tua identidade bela e perspicaz. Felicidades e saudades de uma filha tua (Leneyde Dabela Vieira)

Anônimo disse...

Apesar de não ser filha da terra conhecí Terra Preta e fiquei encantada,como ainda existem lugares em que podemos se deliciar de um lindo pôr do sol e um maravilhoso rio que mostra suas cabeceiras,onde os moradores são hospitaleiros e muito agradáveis.Pretendo um dia voltar para conhecer mais deste lugar mágico