sábado, 19 de setembro de 2009

Haisten perseverança e insistência do futebol feminino no Baixo Amazonas e Pará.

O time do Haisten nasceu em 1996, mas se tornou time regulamentado em 1997, sobe o comando de seu dirigente e com a ajuda de sua esposa, o time do vem formando atletas há mais de 13 anos para a modalidade feminina do futebol. O time já viajou toda região e chegou a visitar municípios nas proximidades de Manaus. Sem muitos recursos, o seu dirigente se orgulha de ser um desportista que contribui para formação de uma sociedade melhor, ele corre atrás de recursos para manter o intercambio com os outros times de toda região. Manduquinha é um homem simples e batalhador, que sempre visou a modalidade como oportunidade de melhoria para suas atletas, ele ver no esporte a saída para uma vida melhor e saudável, tanto socialmente como psicologicamente.
Ele nos contou que o time do Hasten já foi tri-campeão do campeonato barreirinhense de futebol feminino nos anos de 1999, 2000, 2001; e bateu time como o União Católica do município de Uricurituba no Amazonas em seu primeiro convite formal para jogar um amistoso fora de seu município.
“O nome Haisten nasceu de uma idéia, de uma das atletas que iria fazer um trabalho de escola e para fugir dos nomes dos times tradicionais locais sugeriu o nome Haisten do famoso cientista Albert Haisten que foi iluminado por Deus com suas idéias e pesquisas inovadoras além de se tornar famoso mundialmente com seu jeito descontraído, e aquele famoso sorriso mostrando sua língua. Em maio de 2000 foi feita a primeira viagem do time do Haisten para cidade de Urucará, onde o time foi desafiado formalmente pelo time União Católica de Uricurituba, apesar do porte físico inferior ao seu adversário, a equipe foi lá e deu conta do recado.” Finalizou o dirigente. Hoje o time conta com 29 atletas, e a comunicação entre todas é fundamental para os ajustes e bom rendimento do time, tendo atuante hoje a quinta geração de atletas. Manduquinha afirmou que no futuro próximo, pretende ter uma conversar diretamente com o administrador municipal e pedir que seja feita uma praça de esporte feminino. A determinação de suas atletas está visível nos treinos, elas demonstram garra e força de vontade para alcançar a vitória e fazer do Haisten uma grande família.

Nenhum comentário: