terça-feira, 31 de agosto de 2010

Semana da Pátria em Manaus Amazonas


Abertura oficial com a corrida do Fogo Simbólico

No próximo dia 1º de setembro (quarta-feira) terá início as festividades cívicas da Semana da Pátria e do Amazonas. Sob a coordenação da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e entidades parceiras, em 2010, as comemorações trazem como tema “O Amazonas e suas múltiplas dimensões” e buscam levar a sociedade à uma reflexão sobre os valores cívicos nacionais e estaduais.

Abrindo oficialmente a “Semana da Pátria”, na próxima quarta-feira, acontecerá a partir das 8h, na Catedral Metropolitana de Manaus (Igreja da Matriz), a Cerimônia de Benção do Fogo, seguida da Corrida do Fogo Simbólico.
Celebrada este ano pelo pároco José Carlos Sabino, a cerimônia do Fogo Simbólico é um ritual centenário onde acende-se o Fogo Simbólico da Pátria que permanecerá ‘ardendo’ até o encerramento das atividades cívicas no dia 7 de Setembro. Na Igreja da Matriz, a cerimônia contará com a participação de 120 estudantes da Escola Estadual Princesa Izabel (Centro) e repetirá o ritual que será promovido simultaneamente nesta mesma data em todo o território nacional.

Corrida do Fogo Simbólico da Pátria (8h30)

Dando sequência à programação do dia 1º de setembro, após a cerimônia na Catedral será realizada a tradicional ‘Corrida do Fogo Simbólico da Pátria’. Contando com a participação de 120 estudantes do Colégio Amazonense D. Pedro II/Seduc, Colégio Militar de Manaus e escola municipal Aristófanes de Castro/Semed, a corrida percorrerá as Avenidas Sete de Setembro, Eduardo Ribeiro, 10 de Julho e Getúlio Vargas, somando 2,8 Km de percurso.
Participando dela, os estudantes revezam-se na condução da tocha que simboliza o ardor do sentimento pátrio. O fogo conduzido pelos jovens busca homenagear e cultuar a memória dos grandes vultos nacionais e regionais, rememorando os fatos mais expressivos na história de nosso Estado e País.

Os estudantes participantes serão acompanhados por membros das Forças Armadas, representados pelo Comando Militar da Amazônia, Força Aérea Brasileira, Marinha do Brasil e ainda, Corpo de Bombeiros e Polícia de Choque.
No trajeto da Corrida, o Fogo Simbólico passará por vários pontos históricos de Manaus, tais como o Teatro Amazonas, a Ponte de Ferro Benjamin Constant e o Palácio Rio Negro, chegando ao Largo do Mestre Chico onde será concluído o cerimonial de abertura da Semana da Pátria e do Amazonas, com a presença de autoridades civis e militares.

Cerimonial de Abertura: Largo do Mestre Chico (9h)

A Corrida do Fogo Simbólico será finalizada no Largo do Mestre Chico (Avenida Sete de Setembro). No local será promovida a Solenidade oficial de abertura da Semana da Pátria que contará com o Hasteamento das Bandeiras – pelo representante do Governo Estadual, Prefeitura Municipal e Exército – e acendimento da Pira Cívica pelo Prefeito de Manaus ou representante.

Na ocasião serão realizadas ainda, as homenagens ao Vulto Estadual (Dr. Moysés Benarrós Israel), à Mulher Amazonense (Dra. Etelvina Garcia) e ao Vulto Nacional (Dra. Zilda Arns). A programação será concluída com a performance artísitica de 30 estudantes da escola estadual Eunice Serrano.

O secretário de Estado de Educação, professor Gedeão Amorim participará desta e das demais solenidades da Semana da Pátria e do Amazonas. Ele está à frente da equipe que coordena as programações e ressaltou que a Seduc vai buscar inserir os estudantes e a sociedade local neste importante momento de reflexão e valorização do sentimento cívico. “A Semana da Pátria e do Amazonas é o principal evento cívico-cultural de nossa região e como em outras edições, em 2010 pretendemos reunir todos os segmentos da sociedade local e estimular a participação efetiva da comunidade estudantil”, anunciou.

Além desta abertura oficial no dia 1º, a Seduc ainda organizará o Desfile Escolar de 05 de Setembro, no Sambódromo a partir das 17h e a Homenagem Póstuma à Tenreiro Aranha, também no dia 05 de Setembro, às 8h na Praça da Saudade. As solinidades encerram-se no dia 07, com o Desfile Militar.

Fonte: Agência de Comunicação do Amazonas

Nenhum comentário: