segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Lanchas com motores mais potente encurtam tempo do transporte coletivo entre Barreirinha e Parintins.


Viajar entre uma cidade e outra no Estado do Amazonas agora ficou muito mais rápido. Empresários investem cada vez mais no transporte coletivo fluvial e, lanchas com motores acima de 100HP, fazem a diferença. Isso só é possível graças a bancos da região que acreditam no potencial do desenvolvimento do lugar. Estaleiros e empresas navais se adequaram para atender a nova demanda do mercado de botes de alumínio e, grandes embarcações. Motores de polpa potente são encontrados com facilidade nas lojas no centro de Manaus.
Bancos como o BASA (Banco do Amazônia) e Caixa Econômica Federal, facilitam a linha de créditos para pequenos empresários em toda a região amazônica. Um investimento que pode custar em torno de 100 mil reais, uma pequena lancha com capacidade de transportar 18 a 40 passageiros. Grandes empresários investem pesado em lanchas sofisticadas, equipadas com radar, sensor de segurança, motor sofisticado com melhor desempenho, espaço interno, conforto e com capacidade de lotação acima de 100 passageiros.

Em Parintins existem lanchas saindo quase todos os dias com destino a capital do estado. Essas lanchas possuem ar-condicionado, poltronas confortáveis e outros atrativos. O trajeto entre Parintins-Manaus é de no máximo 10 horas de viagem, muito mais rápido que os barcos de grande porte.

Entre Barreirinha e Parintins, na região do Baixo Amazonas, o transporte fluvial com lanchas potentes se tornou popular. Hoje uma viagem dura menos de uma hora e meia, um progresso gigantesco comparando com as seis horas de tempos passados em embarcações de pequeno e médio porte.
Texto: Akio Filho
Imagens Ilustrativas

Nenhum comentário: