quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Araçá-boi uma planta das antigas



Saudades dos velhos tempos que eu ia para as comunidades do interior de Barreirinha e era presenteado com um delicioso suco de araçá-boi, hoje é raro ver essa fruta nem em termo comercial em feiras ou barraquinhas em nossa região, pensando nisso decidir fazer uma pesquisa e levantar algumas informações para incentivar nossos conterrâneos a cultivar essa fruta.


O araçá-boi (Eugenia stipitata) é uma fruta da Amazônia Ocidental, usualmente cultivada no Brasil, Perú e Bolívia. Este fruto pertence à família das Mirtáceas, que é a mesma da goiaba e jabuticaba. A planta é um arbusto com cerca de três metros de altura, com ramos desde o solo. O fruto tem cor amarelada quando maduro, contém em média 11 sementes e chega a pesar 450 gramas. A propagação é geralmente feita através de sementes, as quais são abundantes nos frutos. Estas têm seu máximo poder germinativo aos dez dias depois de extraídas de frutos completamente maduros. A fruta tem cor amarela quando maduro, e aveludada, pesando de 50 a 800 gramas. A polpa é suculenta, amarelo-clara, pouco fibrosa, ácida, porém com sabor e aroma deliciosos.


A acidez do fruto do araçá-boi limita seu consumo in natura (azedo), mas sua polpa apresenta grande potencial na agroindústria para a fabricação de suco concentrado, sorvete, doces e geleias. Produz mais de 23 toneladas por hectare, com manejo adequado em solos pobres. Algumas características tendem a facilitar o desenvolvimento deste cultivo na Amazônia: a existência de tecnologia agronômica e de industrialização, a precocidade da produção, a alta produtividade de frutos e a alta proporção de polpa nos frutos, bem como a adaptação das plantas a solos ácidos e pobres.


Pesquisado por Akio Filho, referência de pesquisa centro agrícola de Rodônia


Nenhum comentário: