segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Grand Prix de futsal em Manaus um grandioso evento

A seleção brasileira de futsal estreou com vitória sobre a seleção da Guatemala, por cinco a zero, no jogo de abertura do 7º Grand Prix de Futsal, neste domingo, dia 16 de outubro, na Arena Amadeu Teixeira, em Manaus. Com a presença de cerca de 180 policiais fazendo a segurança, conforme determinação do governador Omar Aziz, o evento esportivo transcorreu de forma tranquila, sem nenhuma ocorrência registrada pela Polícia Militar.
O GP de Futsal está reunindo em Manaus 16 seleções de vários países, mobilizando uma grande estrutura de organização com a presença da Polícia Militar, dos órgãos de trânsito, Corpo de Bombeiros e Unidades do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O evento é organizado pela Confederação Brasileira de Futsal (CBFs), com apoio do Governo do Amazonas, com patrocínio de R$ 2,6 milhões, e da Prefeitura de Manaus.
Mais de 400 policiais estão envolvidos no esquema montado para garantir a segurança da população durante o Grand Prix, que ocorre até o próximo domingo (23). Além da Arena Amadeu Teixeira, os jogos estão sendo disputados no ginásio do Clube do Trabalhador do Serviço Social da Indústria (Sesi), na Alameda Cosme Ferreira, Aleixo, zona leste. Os policiais também estão fazendo a segurança nos locais de deslocamento das delegações, com motos e batedores.
Para o secretário estadual de Esportes, Júlio César Soares, a realização do evento é mais uma iniciativa do Governo do Estado de estímulo ao esporte e reforça a experiência para sediar competições de grande porte, principalmente a Copa do Mundo de 2014. “É o maior evento esportivo que nossa cidade já experimentou. Trazer a experiência, o legado para a nossa preparação para a Copa do Mundo, terá um resultado absolutamente positivo para todos nós e, acima de tudo, fará com que possamos dar grande show dentro de quadra com a nossa seleção brasileira e também fora de quadra”, frisou.
Próxima partida – Com pouco mais de dois minutos de jogo, a seleção brasileira abriu o placar contra a Guatemala com o gol de Jackson, após tabela com Valdir. A seleção comandada pelo técnico Marcos Sorato marcou três gols no primeiro tempo da partida. O ala Falcão, principal estrela da seleção, participou das jogadas mais importantes e empolgou a torcida com dribles e um chute de bicicleta para o gol, sem sucesso. O craque marcou seu gol apenas no segundo tempo da partida.
Mesmo com o placar favorável para o Brasil, e sem levar gols, a expectativa era que a seleção ganhasse com um número maior de pontos ante a seleção guatemalteca. “O importante é a vitória. Não foi o placar elástico que a gente esperava no início do jogo, mas o importante é começar sem sofrer gols”, disse Sorato.
Para os próximos jogos, o técnico prometeu uma seleção ainda mais ofensiva. “Melhorar com relação a essa partida, não sofrer gols, como fizemos no jogo de hoje, e tentar, como disse antes, ter um ritmo maior, mais forte, durante os quarenta minutos que é muito importante até a fase final do campeonato”.
Para o artilheiro Falcão, a torcida esquentou o jogo, fazendo um show à parte na estreia brasileira. “Sou totalmente movido pelo público. Quando a torcida participa, particularmente, me anima muito. A resposta foi positiva. Depois de um bom tempo jogando sem dor nenhuma, acho que os movimentos acabam acontecendo, e as jogadas bonitas também. Daqui pra frente tem muito mais para o público para retribuir o carinho que a gente vem recebendo dentro de quadra”, disse.

Fotos: Alfredo Fernandes / AGECOM

Nenhum comentário: