segunda-feira, 5 de julho de 2010

Qualidade de ensino público cresce no Amazonas e fica em 4° lugar no ranking do MEC


Assim como no restante do Brasil, a qualidade da educação básica aumentou no Estado do Amazonas. Dados do Ministério da Educação (MEC) mostram que na região norte, o Amazonas aparece no índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb), com notas superiores às projetadas para o ano passado. Além de estar localizada no município de Eirunepé, a melhor nota no país referente à rede pública de ensino.

Nas séries iniciais do ensino fundamental, o Amazonas atingiu a pontuação de 3.6 no ano de 2009, sendo que a média estipulada era 3.5. Para as séries finais, a nota conquistada foi de 3.3, sendo a meta de 2.9. Por fim, no ensino médio, a expectativa era de 2.5 e a atingida foi de 2.9. Com isso, o Amazonas aparece com notas superiores às projetadas para o ano passado.
A escola estadual Dom Bosco em Eirunepé alcançou o índice de 5.3 nos anos iniciais do ensino fundamental. No ranking geral das escolas públicas estaduais e municipais do país, a unidade de ensino amazonense ficou em quarto lugar.

Conforme o MEC, as regiões com melhor desempenho no Ideb são aquelas que contam com boa infraestrutura de prédios, biblioteca e acesso à internet, além de outros fatores.

Segundo o secretário estadual de educação, Gedeão Amorim, os resultados alcançados fazem parte da estratégia da política educacional do Governo do Estado. “Isso se deve as práticas implementadas que vão desde a aquisição de equipamentos, formação e qualificação de professores, plano de cargos, carreiras e salários, estímulos como 14º e 15º salários, entre outras condições que criamos” disse Amorim acrescentando ainda que esses números refletem o empenho e compromisso da atual administração pública em elevar a qualidade do ensino tanto na capital quanto no interior do Estado.
Fonte Agecom/Foto de José de Oliveira

Nenhum comentário: